Estudos universitários

Licenciatura

Em Portugal, uma licenciatura normalmente consiste num programa de três anos - seise semestres. No entanto, outros cursos têm uma duração mais longa, tal como Direito ou Medicina.

Um ano lectivo em Portugal é dividido em dois semestres - Inverno: Setembro a Fevereiro; Verão: Março a Julho.

Estudar em Portugal é relativamente flexível. Se achares que a tua vocação é outra, há sempre a oportunidade de candidatares-te a u outro curso no ano seguinte.

 

Escolas de verão

Estes programas duram até um mês, onde poderás expandir o teu conhecimento noutras áreas científicas.

Poderás participar em escolas de verão, mesmo fora do âmbito dos teus estudos.

 


Estudos pós-graduados

Para te especializares num determinado campo, as Universidades Portuguesas oferecem Estudos Pós-Graduados. Estes programas são diversos, quer em duração, quer na sua abordagem académica. Recomendados para alunos ou profissionais que desejam obter mais conhecimentos técnicos ou académicos.

 

Mestrados

Um Mestrado em Portugal tem a duração de até dois anos - 4 semestres. O primeiro ano é dedicado a aulas normais, enquanto que no segundo ano, há um maior enfoque na dissertação.

 

doutoramento

Este é o grau académico mais elevado atribuído pelas Universidades Portuguesas.

Um candidato a Doutoramento terá de submeter o seu projecto, tese ou dissertação, regularmente consistindo num corpo de pesquisa académica, cujo princípio do conteúdo é digno de publicação num Journal Académico com peer-review.